sábado, 25 de novembro de 2017

Apolo e Dafne

Certa manhã estava o deus Apolo passeando pelos campos verdes da Grécia quando viu Cupido mirando suas flechas do amor em vários casais.
- Ora ora se não é o Cupido filho de Afrodite. – Gritou Apolo fazendo Cupido errar e acertar a flecha na árvore.
- Se não é o deus sol me perturbando. Não tem nada para fazer? – Questionou Cupido mal-humorado.
- Não. Acabei de voltar de uma missão. Derrotei a cobra Píton. Dei uma flechada certeira bem no meio da testa. Mandei ela direto para o Tártaro. – Apolo girou a mão e uma macieira cresceu do seu lado e ele pegou uma maça.
- Ah que maravilha. Por que então não vai fazer uma poesia ou compor uma canção? – Cupido tirou outra flecha da aljava e voltou a mirar no casal de pássaros.
- Não fique com inveja. Você é apenas uma criança, um dia quando crescer será tão bom quanto eu. - Apolo surgiu na frente da mira fazendo Cupido errar novamente, a flecha caiu dentro do lago.
- Eu já sou bom. Sou o responsável por fazer os seres vivos se apaixonarem. Nunca errei uma flecha sequer.
- Hum... Nunca errou uma flechada? Hoje estou de bom humor. Que tal fazermos um concurso de tiro ao alvo? O melhor arqueiro ganha maças de ouro.
- E o perdedor?
- Será declarado o melhor arqueiro do Olimpo.
- Ok, combinado.
Apolo tirou o seu arco e flecha das costas e mirou em uma mosca que estava parada degustando uma maça podre. A flecha acertou a mosca e a prendeu na pedra. Cupido mirou em uma formiga que estava carregando uma folha, Apolo então fez a luz solar atrapalhar a visão do deus do amor e ele acabou errando.
- É parece que venci. Sou o melhor arqueiro do Olimpo.
- Você trapaceou – Gritou o deus do amor.
- Tem como provar? Admita logo Cupido. Eu sou melhor arqueiro que você, eu sou perfeito. Você não passa de um bebe chorão. Agora vá buscar minha maça de ouro. Toda essa competição me deixou com fome.
Cupido então desapareceu em uma nuvem de pétalas de rosas. Apolo transformou o seu arco e flecha em um violão e começou a cantar uma música sobre o que tinha ocorrido e acabou cantando que tinha trapaceado.
Cupido escutou a confissão de Apolo e ficou furioso. Ele apareceu em cima da rocha do Parnaso e tirou da aljava duas setas diferentes, uma feita para atrair o amor; outra, para gerar repulsa. A primeira flecha era de ouro e a segunda de chumbo.
Com a seta de ponta de chumbo acertou a ninfa Dafne, filha do deus do rio Peneios, e com a outra feriu Apolo no coração. Sem demora o deus foi tomado de amor pela donzela e ela sentiu horror à ideia de amar.
Dafne sentia prazer em fazer caminhadas pelos bosques e praticar caça. Muitos amantes a buscavam, mas ela recusava todos.
- Filha, quando ira me dar um genro e netos? - Seu pai muitas vezes lhe dizia.
Sentindo total aversão ao casamento, com as belas faces coradas, ela o abraçou, implorando - Concede essa graça, pai querido! Faça com que eu não me case jamais.
- Mas filha, o casamento é algo divino. É o que nos mantêm eternos sobre a terra? Tem certeza que quer abrir mão disso?
- Sim, eu tenho certeza. Casar é algo apenas para humanos. Eu não quero isso. Quero aproveitar a vida de forma plena.
- Ok filha, se assim deseja. Eu juro ao rio Estige que você jamais irá se casar – Disse o pai dando um beijo em sua testa.
- Obrigada papai. Te amo.
Apolo se apaixonou assim que colocou os olhos na linda Dafne. Ele lutou para obtê-la; ele, que era o deus da profecia estava cego e não previu seu próprio destino. Vendo os cabelos caírem desordenados pelo ombro da ninfa, imaginou “Se são tão belos em desordem, como deverão ser quando arranjados?” Viu seus olhos brilharem como estrelas; seus lábios, e não se deu por satisfeito só em vê-los. Admirou suas mãos e os braços, nus até os ombros, e tudo que estava escondido da vista imaginou mais belo ainda viu seus olhos brilhavam como estrelas. Ele a seguiu por onde ela ia, mas ela fugia, mais rápida que o vento.
- Espere filha de Peneios! – ele exclamou. - Não sou um inimigo. Não fuja de mim, como a ovelha foge do lobo, ou a pomba do gavião. É por amor que te persigo. Sofro de medo que, por minha culpa, caias e se machuque nessas pedras. Zeus é meu pai, sou o senhor de Delfos e Tenedos, conheço todas as coisas, presente e futuro. Sou o deus do canto e da lira. Minhas setas voam certeiras para o alvo. Uma seta mais fatal que as minhas atravessou-me o coração! Sou o deus da medicina e conheço a virtude de todas as plantas medicinais. Ah! Sofro de uma enfermidade que bálsamo algum pode me curar.
A ninfa continuou a sua fuga, não dando importância ao que o deus sol falava. O vento agitava-lhe as vestes e os cabelos desatados lhe caíam pelas costas.
O deus sentiu-se impaciente ao ver desprezados as suas súplicas e juras de amor, e excitado por Cupido, diminuiu a distância que o separava da jovem. Era como um cão perseguindo uma lebre, com a boca aberta, pronto para apanha-la, enquanto o débil animal avança, escapando no último momento. As forças de Dafne começam a fraquejar e, prestes a cair.
- Ajude-me, Peneios! Abre à terra para me envolver, ou muda minhas formas, que me tem sido tão fatal! - ela invoca seu pai.
Mal pronunciara estas palavras, um torpor ganha todos os membros. Seu peito começou a revestir-se de uma leve casca, seus cabelos transformaram-se em folhas, seus braços mudam-se em galhos, os pés cravam-se no chão, como raízes, seu rosto tornou-se o cimo do arbusto, nada conservando do que fora, a não ser a beleza.
Apolo ao ver isso, aumentou os passos e chegou em frente ao lindo arbusto, ele abraçou-se aos ramos da árvore e beijou ardentemente a madeira. Os ramos afastaram-se de seus lábios.
- Já não podes ser minha esposa – Exclamou o deus – Será a minha planta favorita. Usarei tuas folhas como coroa; com elas enfeitarão minha lira e minha aljava; e quando os grandes campeões provarem o seu valor nas competições irei recompensá-los com elas. Também lhe concedo imortalidade, será sempre verde e tuas folhas e seu nome partir de agora será Louro.

Postado por Caio Geraldini

Deixe seu Like, Comente e Compartilhe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.