terça-feira, 23 de maio de 2017

OUTONO

Era começo do outono em Paris, as folhas já estavam alaranjadas, o clima estava agradável. Parei o carro perto de um café bistrô. Logo à frente a Torre Eiffel destacava no cenário. A porta fazia um barulho de sino quando alguém abria. Uma garçonete simpática me cumprimentou com um sorriso e me levou até uma mesa perto de uma janela. Do lado de fora pessoas caminhavam pela calçada e um senhor varria as folhas no chão.
- Olá, sou a Catarina. O que deseja beber? – Garçonete me entregou o cardápio e já estava com um bloco de notas nas mãos.
- Por favor um Vanilla Latte.
- Deseja algo para comer? Temos uma torta de maçã divina.
- Por favor traga uma porção de croissant recém tirado do forno. 
- Pode deixar. – Ela anotou no bloco de notas e saiu.
Estiquei as pernas debaixo da mesa cruzando os pés. O relógio marcava 9:30. No fundo um grupo de executivos reunidos comentava sobre um novo empreendimento.
Alguns minutos depois entra um rapaz jovem, tinha o cabelo arrepiado, usava uma camiseta laranja e calça jeans. Ele caminhou em minha direção. Fiz um sinal e ele se sentou pegando o cardápio.
- Sugiro experimentar o Vanilla Latte, é uma delícia. Vem com aromas suaves de canela e gotas de chocolate. – Falei
- Hum me parece interessante. – Ele respondeu folheando o cardápio. - Bom te ver Henry, quanto tempo. – Ele pousou o cardápio na mesa, abriu um sorriso.
- Pois é Pedro, quase uma eternidade.
- Como está a família?
- Vai bem. E a sua?
- Ótima, também. Fiquei sabendo que está namorando. – Ele me disse.
- Como ficou sabendo?
- Olhei no Facebook, parabéns, Fernanda é linda.
- Cara... Fernanda foi a melhor coisa que me apareceu. Estava em uma festa com amigos escritores. Ela estava meio deslocada no ambiente. Falei com ela e foi amor à primeira vista, desde então estamos juntos.
Catarina voltou segurando um bloco de papel e uma caneta. Pedro então pediu um expresso. Pedro virou para mim, fez beiço e balançou a cabeça de forma afirmativa. – Lá em Londres não se tem garçonetes como essa. Na Inglaterra as mulheres ou estão acima do peso, ou magras com cara de esquilo.
- Só você mesmo para encontrar defeito nas inglesas.   
- Apenas relato o que vejo. Mulheres possuem uma beleza diferente e subjetiva. Você lembra da Marcela do primeiro ano? Aquela que você morria de amores e ela não te dava bola?
- Lembro. Sofri na mão daquela garota durante sete anos.
- Pois é. Eu não achava ela tão bonita. Não sei porque, ela tinha muita bochecha para pouco rosto.
- Não fale assim. Ela puxou a mãe. Mas tem razão, depois que ela falou com todas as letras que não queria nada comigo, comecei a ver que me apaixonei pelas bochechas em vez dela.
- Sabia que ela se casou?
- Serio?
- Sim, casou com George. Casaram em Junho na igreja que frequentávamos. Parece que estão felizes.
A garçonete surgiu com a bandeja com dois cafés e uma cesta de croissants recém tirados do forno. Um cheiro delicioso exalava do café e dos croissants. Peguei um, coloquei no prato e abri para sair um pouco do vapor.
- Mas então Henry. O que anda aprontando?
- Comecei a escrever para um jornal local, escrevo contos.
- Lembro de você escrever contos na época de escola. Fico feliz que tenha seguido essa carreira. Era o que você sempre quis.
-E você meu amigo o que anda aprontando? – Perguntei após tomar um gole do meu café.
- Acabei de voltar de Londres. Passei seis meses comendo peixe e fritas, não aguento mais nem sentir o cheiro.
- Já fui em Londres. Realmente fritas e peixe todo dia é enjoativo.
- Então... trabalhei lá em um escritório, conheci uma escocesa no ano novo. É uma ruiva espetacular, o cabelo dela lembra as folhas do outono.
- Que dia vai me levar para conhecer a sua ruiva?
- O dia que você me levar para conhecer a Fernanda.
- Vamos combinar de fazer um jantar na minha casa.
- É só convidar meu caro.
Pego um croissant de queijo e coloco na boca e mastigo sentindo o aroma e o gosto, bebo um pouco de café, meu amigo faz o mesmo. Ficamos um tempo em silencio apenas aproveitando o momento.
- Sabe, senti muito a sua falta – limpei a garganta e comecei a falar. - Senti falta de sair com você nas noites para conhecer garotas.
- Sim, bons tempos. Lembra aquela vez que quase teve uma briga porque você estava dando em cima de uma garota e o cara que gostava dela apareceu?
- Se não fosse você para tentar acalmar ele, eu tava perdido.
- Não foi nada, amigo é para essas coisas.
Antes de sairmos do café comprei uma garrafa de Gim. Já estava fazendo frio, sentamos em um banco de concreto em uma praça e ficamos bebendo e conversando sobre algumas lembranças do passado. Uma pomba cinza pousou no chão e começou a bicar uma pipoca que foi largada no chão.
- Quando vai voltar para Londres? – Perguntei após tomar um trago.
- Depois do almoço. Fiquei aqui só o final de semana, tenho que voltar. Vamos fazer um lançamento imobiliário e tenho que cuidar da papelada.
- Fala para a rainha que mandei um abraço.
- Pode deixar. No próximo chá das cinco eu dou o abraço.
- Ainda temos muita coisa para conversar – Falei dando tapas de leve no rosto dele.- Quando ira voltar para Paris para conversarmos?
- Talvez mês que vem. Quem sabe na primavera.
- O inverno está chegando. Se agasalhe bem. Não vá pegar uma gripe.
- Não se preocupe comigo. Estarei seguro. Agora preciso ir, tenho que resolver algumas coisas antes de me preparar para o voo. Você vai ficar bem? – Ele disse olhando nos meus olhos.
- Vou sim. Tenho que terminar um texto para entregar amanhã. Então vejo que é a última vez que a gente se encontra.
- Não fale isso, até parece que vou sumir para sempre. Venha me visitar algum dia.
- Vamos combinar por telefone.

- Vou estar aguardando. – Pedro me dá um abraço apertado e demorado. Ele entrou em um táxi. Ainda sentado no banco tomei o restante do gim e fui para casa terminar meu texto.

Postado por Caio Geraldini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.